Quem Somos

A APOS

A Associação dos Aposentados da Fundação CPqD, simplesmente denominada APOS, é uma associação sem fins lucrativos, integrada por empregados aposentados do Sistema Telebrás e por empregados aposentados e aposentáveis da Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, ou das empresas nas quais a Fundação CPqD tenha ou venha a ter participação.

A APOS não tem fins lucrativos e seus objetivos são:

  • Defender os interesses, direitos e vantagens de seus associados, zelando pela saúde dos seus planos, e
  • Desenvolver e incentivar o intercâmbio técnico, científico, social e cultural entre seus associados.

Atividades Desenvolvidas

A APOS atua na defesa dos interesses de seus associados, principalmente perante a SISTEL e o CPqD.

Além disso, a APOS quer contribuir para a boa qualidade de vida dos seus associados, buscando oferecer-lhes um conjunto de benefícios e promovendo a oportunidade de contato entre antigos colegas de trabalho e de convívio cotidiano.

Entre suas principais atividades, destacam-se:

  • Defesa dos interesses coletivos junto à SISTEL
  • Defesa dos interesses coletivos junto ao CPqD
  • Defesa dos interesses coletivos junto ao INSS
  • Apoio individual aos associados
  • Informações, dicas e eventos
  • Convênios com profissionais especializados

Gestão & Documentos 

A Assembleia da APOS é constituída por todos os associados em dia com suas obrigações e no gozo de seus direitos. Ela se reúne de forma ordinária anualmente, no mês de abril.

A Diretoria da APOS é eleita para um mandato de dois anos pela Assembleia. Seus membros são ex-empregados do CPqD que trabalham voluntariamente para cuidar dos interesses de todos os associados.

O Conselho Fiscal, eleito pela Assembleia Geral bienalmente, e o Conselho Consultivo, constituído pelos antigos diretores da APOS, completa a estrutura de governança e gestão da associação.

Estatuto

O Estatuto Social é a “constituição” da Associação. Sua última atualização ocorreu em 2017, para contemplar a mudança da sede para o endereço atual.